O Sindprev-ES realizou na manhã desta sexta-feira, 6, uma assembleia geral da categoria que decidiu por manter a greve e aprovou a criação do fundo de greve. A atividade aconteceu em frente à Agência do INSS da Avenida Beira-Mar, em Vitória, e contou com transmissão pelo Google Meet. A reunião fez parte da mobilização que o sindicato realizou também nesta manhã.
Após ampla discussão da base, foi aprovada a criação do fundo de greve, que será formado a partir do desconto feito por dois meses da folha de pagamento de todas/os as/os filiadas/os ao sindicato. O fundo será utilizado para manutenção da greve, que iniciou no dia 23 de março.
O desconto para o fundo! Todos os meses é descontado 1% de contribuição sindical das/os filiadas/os. Com a criação do fundo, aprovado em assembleia, será descontado mais 1% por dois meses. Ou seja, em dois meses subsequentes, será descontado 2% da folha de pagamento das/os trabalhadoras/es filiadas/os. O percentual de 1% a mais será destinado ao fundo.
Além da aprovação da criação do fundo e manutenção da greve, foram feitos informes à base, como as negociações em Brasília pelas pautas específicas da categoria e as ações realizadas pelo Sindprev-ES em âmbito estadual. Entre as ações estaduais, foi informado à categoria a reunião que o sindicato realizou nessa quinta-feira, 5, com a deputada estadual Iriny Lopes, em que foi solicitada uma audiência pública para tratar do movimento das/os servidoras/es do INSS. O sindicato apresentou à deputada as questões, como as precárias condições de trabalho no INSS e o desmonte do Serviço Público. A audiência ainda será agendada.
Na assembleia também foi informado que, na semana que vem, no dia 12, quinta-feira, o sindicato realizará mais uma mobilização da categoria, em frente à Agência do INSS da Avenida Beira-Mar, em Vitória, a partir das 7h.
Em breve serão divulgadas mais informações.