O evento será no dia 19 de setembro, sábado, às 12 horas, no Hospital da Policia Militar (HPM), em Vitória
A Associação dos Portadores de Alzheimer realizará neste sábado, 19 de setembro, no Hospital da Polícia Militar (HPM), a partir das 12 horas, uma palestra sobre a Doença de Alzheimer. Todas as trabalhadoras e trabalhadores da base do Sindprev-ES, e seus familiares, estão convidados.
Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), avalia-se que no Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.
A Doença de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que atinge, em sua maioria, os idosos e provoca o declínio das funções intelectuais, como a perda de funções como a memória, orientação, atenção e a linguagem.
Quando a doença é diagnosticada precocemente, a possibilidade de retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas é maior, e assim garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
Fatores de Risco
A idade é o principal fator para o desenvolvimento do Alzheimer. Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos.
Os familiares têm maior risco de desenvolver a doença, comparado a indivíduos sem parentes com Alzheimer. Mas não quer dizer que a doença seja hereditária.
As mulheres são as mais suscetíveis a desenvolver a doença, talvez pelo fato de viverem mais do que os homens.
Alguns fatores de riscos estão ligados a hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo.
Associação Brasileira dos Portadores de Alzheimer (ABRAz) no ES
O primeiro grupo de apoio da ABRAz no Estado foi fundado em 2006, por Maria José Lobato Portugal e Zeonides Maria Teixeira Carvalho, com o nome de “Grupo de Apoio a Familiares de Doentes de Alzheimer (Grafaz)”, em Cachoeiro de Itapemirim.
Atualmente, a Regional ABRAz–ES tem sede em Vila Velha.
*Foto: Michael Havens – Creative Commons CC BY 3.0 (Flickr: https://goo.gl/aw2vFw)
*Com informações da Associação Brasileira de Alzheimer.