Em assembleia geral, realizada nessa quinta-feira, 16, a base do Sindprev-ES aprovou a proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) de reajuste salarial linear de 9% em cima da remuneração total (vencimento base, gratificações entre outros), a partir de maio de 2023. Também foi aprovada a proposta de reajuste de 43,6% (R$ 200) no auxílio-alimentação, a partir do mesmo mês.
A assembleia do sindicato também aprovou que se busque, na negociação com o MGI, o reconhecimento das perdas inflacionárias dos últimos 4 anos (26,9%). Com a aprovação do percentual de 9% de recomposição salarial, que o restante das perdas (17,8%) seja reconhecido pelo Governo Federal. Também foi aprovado, pela assembleia geral, que sejam reconhecidas as pautas específicas das carreiras do INSS, Ministério da Saúde, Anvisa e Ministério do Trabalho.
Na assembleia geral, também foi aprovado que o sindicato fique em assembleia permanente, para tratar do assunto.
Os 9% de reajuste salarial emergencial incidirá sobre a remuneração total (a soma do vencimento base, gratificações entre outros) das/os trabalhadoras/es da ativa, bem como nos valores pagos às/aos aposentadas/os e pensionistas das categorias do funcionalismo público federal, a partir de maio de 2023. Em relação ao reajuste de R$ 200 no auxílio-alimentação, este será concedido às/aos trabalhadoras/es da ativa.
Durante a reunião, o diretor William Aguiar ressaltou que nada foi dado às/aos servidoras/es, e que as conquistas sempre foram resultados das lutas das categorias. Ele também pontuou que a proposta de reajuste é um avanço importante, em relação ao governo passado, que sequer negociou com as categorias do funcionalismo público federal.
“Nada é fácil para nós. Nada nunca foi fácil para nós, nunca foi dado nada. É com muita luta, muita disposição que a gente consegue. Eu acho que é um bom começo de negociação com o governo. O percentual de reajuste poderia ser maior”, pontuou William, que destacou também a importância da mobilização das categorias na luta.
Plenária da Fenasps
Os encaminhamentos da assembleia geral do Sindprev-ES serão levados à Plenária Nacional da Fenasps, que será realizada neste sábado, 18 de março, de forma online. Na reunião dessa quinta-feira, 16, foram aprovadas/os as/os delegadas/os que representarão o sindicato.
Confira a pauta da plenária:
01) Informes:
– Proposta Governo Reajuste Emergencial
– Greve Profissionais de Saúde
– Novo Programa de produtividade do INSS
02) Conjuntura e Plano de Luta
03) Assuntos Gerais