Sindsaudeprev foi recebido pelo secretário da Seger, após o Dia Nacional de Luta, realizado nessa terça-feira, 27
Na luta! Trabalhadoras/es federais, estaduais
e municipais defendem a saúde pública
O Sindsaudeprev promoveu um ato em defesa dos direitos da categoria e, sobretudo, em defesa de uma saúde pública digna para a população e contra os desmandos dos governos federal, estadual e municipais.
Foi o Dia Nacional de Luta, que aconteceu em outros estados! A manifestação no Espírito Santo foi realizada na terça-feira, 26 de março, nas ruas de Vitória. As/os trabalhadoras/es saíram do INSS, na Avenida Beira Mar, em Bento Ferreira, e seguiram até o Edifício Fábio Ruschi, no Centro da capital, onde foram recebidos pelo secretário Aminthas Loureiro Júnior, da Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger-ES).
“Fizemos um ato em defesa da saúde pública de qualidade para a população e para a nossa categoria. E após nossa manifestação, o secretário da Seger nos recebeu, porém sem as respostas sobre a política de Subsídio. Mas marcamos uma próxima reunião para o dia 19 de abril, também na Seger, para que o governo apresente as respostas às nossas dúvidas sobre a insalubridade e os cargos com funções parecidas e com salários diferentes”, revelou a coordenadora do Sindsaudeprev Eliane Mauro.
Dia Nacional de Luta!
A mobilização da classe trabalhadora capixaba, nessa terça-feira, 26 de março, fez parte das ações do Dia Nacional de Luta, que contou com atos em outros estados brasileiros, promovidos por sindicatos da base da Fenasps.
Em Vitória, a categoria se manifestou contra a tentativa de retirada dos direitos conquistados pelas/os trabalhadoras/es do INSS, em relação à jornada de trabalho.
“Depois de muita luta, conquistamos a jornada de trabalho de 30 horas no INSS, porque assim podemos fazer 12 horas ininterruptas de atendimento, o que é melhor para toda a população e mais justo para os trabalhadores”, frisou a coordenadora do Sindsaudeprev Marli Brígida.
Saúde estadual
Trabalhadores estaduais na luta!
As/os trabalhadoras/es do Estado também mostraram sua luta contra a política de Subsídio do governo Casagrande, lembrando que lutam também pelos usuários da saúde.
“Estamos nas ruas em forma de protesto, pois o governo Casagrande não atende as nossas reivindicações sobre a política salarial do Subsídio, que não traz a valorização que os trabalhadores precisam para trabalhar com mais dignidade e dessa forma atender melhor a população. Além disso, lutamos contra a privatização da saúde pública, que é política de todos os governos e vai prejudicar a população, em especial a mais carente, que depende do Sistema Único de Saúde”, alertou o coordenador do Sindsaudeprev Domingos França.
Agentes de saúde
Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) também compareceram ao ato.
“Estamos na luta, pois cuidamos da atenção básica e do combate à dengue, mas muitas prefeituras insistem em manter os ACS e ACE em contratos precários, não oferecem as condições de trabalho ideais. Estamos juntos nessa luta em defesa de um SUS público e de qualidade para toda a população”, pontuou a coordenadora do Sindsaudeprev Sélia Sanches.
Durante o trajeto, muitos motoristas buzinavam, manifestando apoio ao ato, e a categoria distribuiu panfletos aos populares, explicando o porquê do manifesto, que terminou após a reunião na Seger.