Fenasps reiterou ao INSS a solicitação de reunião para tratar desta pauta
Diante dos diversos problemas com relação a Compensação da Greve, a FENASPS reiterou ao INSS a solicitação de reunião para tratar desta pauta específica. Em reunião realizada hoje (06/09/2022) com a DGP e a Coordenação dos Serviços Previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional), o INSS informou que a aferição da Compensação, realizada desde de junho/2022, está em fase de levantamento, que será feito manualmente pela DIRBEN.
Deste modo, estaremos pontuando todos os problemas via e-mail para posterior esclarecimento pela DIRBEN e DGP, ainda essa semana.
O tempo longo desta aferição foi questionado, considerando que há mais de três meses há compensações de servidoras e servidores sem o devido abatimento. Foi entendido que o fluxo estabelecido realmente está muito ruim e que é necessário rever.
Além disso, questionamos as demais atividades dos Serviços Previdenciários além das avaliações sociais e sócio profissionais, como outras atividades da RP, que devem contar como compensação. Discutiremos na próxima reunião como serão consideradas essas atividades.
Todas as áreas e modalidades de trabalho no INSS (servidoras/es de programa de gestão, área meio, atendimento presencial, semipresencial e servidoras/es que estão em GTs) estão com dificuldades diante da burocratização, que foi criada pela gestão da autarquia para que as/os servidoras/es compensem os dias de greve, principalmente em relação aos fluxos e formas de abatimentos das compensações realizadas. Esses e outros problemas têm gerado inseguranças e dificuldades para compensar a greve, por um problema que foi criado pela própria gestão do INSS.
A FENASPS encaminhou um compilado de todos os problemas tratados na reunião. Haverá um novo encontro para esclarecimentos e resolução pela DGP e DIRBEN nos próximos dias.
As/os servidoras/es com dificuldades e/ou dúvidas sobre a Compensação da Greve podem enviar um e-mail para fenasps@fenasps.org.br, até 07/09, relatando os problemas, que enviaremos ao INSS e discutiremos na próxima reunião.
Além das discussões e cobranças sobre os problemas criados pelo INSS para Compensação da Greve, a FENASPS vem realizando diversas atividades no congresso para o cumprimento do acordo de greve, principalmente das pautas que envolvem orçamento, dentre elas as alterações no Vencimento Básico, considerando que a Lei Orçamentária Anual (LOA)foi encaminhada ao congresso.
Ainda na próxima semana, haverá reunião do Comitê Permanente sobre os processos de trabalho e, no dia 13 de setembro, acontecerá uma reunião com o Ministério da Economia e o Ministério do Trabalho e Previdência e INSS, para retorno sobre as pautas do acordo de greve.
A luta continua!
Fonte: Fenasps.