Em lembrança ao Dia Internacional da Mulher, o Sindprev-ES convoca a categoria para um importante debate sobre a data. Na verdade, o tema da discussão não será uma celebração ao 8 de março. A temática definida pelo sindicato foi – “Mulheres em Movimento: Pelo Fim da Violência”.

Como o dia 8 será num domingo, a atividade do Sindprev-ES vai acontecer na terça-feira, 10 de março, a partir das 10 horas, no auditório do INSS, na sede da agência do Instituto, na Avenida Beira Mar, em Vitória.
O evento vai começar com uma palestra Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, proferida pela assistente social e militante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo (Fomes), Nildete Turra. Após haverá o encerramento e uma confraternização.
Compareça! E vamos lutar sempre em favor de direitos e contra quaisquer tipos de violências contra as mulheres.
Violência
O Dia Internacional da Mulher deveria ser momento de intensa celebração para todas as mulheres. Mas os dados de violência contra a mulher, neste Carnaval, são estarrecedores. Aqui no Espírito Santo, foram registrados 204 ocorrências de violência doméstica, na qual a principal vítima são as mulheres (quase sempre vítimas de seus próprios companheiros!). Vale ressaltar que o número de medidas protetivas aumentou neste feriado. Se sairmos do Estado, a situação também é drástica. Em Alagoas, por exemplo, foram 141 casos de violência contra a mulher durante o Carnaval.
Não se pode esquecer que este ano começou com o registro de dois feminicídios (assassinato de mulheres em decorrência delas serem mulheres), no Espírito Santo, nas duas primeiras semanas de 2020. Os companheiros foram apontados como principais suspeitos, segundo a investigação policial, conforme informou o portal de A Gazeta.
Na mesma matéria, foi informado que: “de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher em 2019 contabilizou 1.299 prisões em flagrante, mais de 14 mil boletins de ocorrência e mais de 7,3 mil medidas protetivas de urgência”.
Portanto, o Sindprev-ES traz um debate totalmente pertinente numa data que deveria ser de comemoração, mas não é por conta da sociedade machista, misógina e patriarcal que mata mulheres todos os dias do ano.
Coloque o debate sobre as Mulheres na agenda e participe!