Categoria foi ao aeroporto de Vitória conversar com deputados e senadores que embarcavam para Brasília
Os trabalhadores e trabalhadoras federais em greve estiveram nesta terça-feira, 04, bem cedo, no aeroporto de Vitória.
Eles foram conversar com deputados federais e senadores da bancada capixaba que embarcam nos primeiros voos do dia para Brasília. O objetivo é sensibilizar os parlamentares para as pautas da categoria e buscar apoio para que o Governo Federal faça uma proposta que contemple as reivindicações dos trabalhadores.
Além disso, foram entregar a carta lida e aprovada na assembleia geral realizada nessa segunda-feira, 03, na APS Beira-Mar, em Vitória, que traz mais informações sobre a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Confira abaixo a carta na íntegra:
Vitória, 04 de agosto de 2015.
Excelentíssimo Senhor Parlamentar,
Os trabalhadores e trabalhadoras da Carreira do Seguro Social – servidores/servidoras federais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – e da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST ou Seguridade Social) estão em greve nacionalmente desde o dia 07 de julho. Esses/essas profissionais são responsáveis pela vida de milhões de brasileiros/brasileiras, na prestação de serviços e direitos da área social do governo.
Representados/representadas pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (FENASPS), os trabalhadores e trabalhadoras apresentaram ao Governo Federal a pauta de reivindicações aprovada em diversas assembleias estaduais e nas Plenárias Nacionais desta entidade, nos últimos anos.
Os trabalhadores e trabalhadoras destas duas Carreiras vêm sendo sistematicamente penalizados pelo governo federal de tal forma que tem aprofundado a distância entre a remuneração desses profissionais, com profissionais da mesma área, distribuídos em outras Carreiras do Serviço Público Federal.
Com o objetivo de corrigir esta distorção, a Federação apresentou proposta de incorporação da gratificação produtivista – Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS) – ao vencimento básico dos servidores do INSS, garantindo uma remuneração digna a esses trabalhadores e trabalhadoras, principalmente quando forem se aposentar. Para os servidores e servidoras da Seguridade Social, a equiparação salarial com o INSS é reivindicação econômica histórica.
Nos últimos cinco anos o governo não atendeu a contento às reivindicações apresentadas pela FENASPS e sindicatos filiados.
Da mesma forma, a FENASPS e o SINDPREV/ES reivindicam a solução dos problemas relacionados com as condições de trabalho, assédio moral, estabelecimento da jornada semanal de 30 horas – para prestação de serviços de boa qualidade à população – bem como os benefícios do vale-alimentação, do vale transporte e o aumento dos valores percapita pagos pelo governo, relativos à assistência de saúde dos Servidores e Servidoras Públicas Federais pela Geap/Saúde, cujos planos, sistematicamente, têm sofrido aumentos incompatíveis com os salários dos servidores.
Diante do exposto, os servidores e servidoras do INSS e dos ministérios da Saúde e do Trabalho iniciaram greve – aprovada em Plenária Nacional da federação – e em assembleia geral do SINDPREV/ES, por tempo indeterminado.
Na certeza de nossas reivindicações serão apreciadas, colocamo-nos ao inteiro dispor de Vossa Excelencia e subscrevemos
Atenciosa e respeitosamente!
DIRETORIA COLEGIADA SINDPREV/ES