Sesa aprova laudos, mas eles ainda não foram entregues ao sindicato, que tem 120 dias para se manifestar sobre os documentos
O Sindsaudeprev-ES já está cobrando do Governo do Estado os laudos da insalubridade dos trabalhadores da Saúde. No dia 14 de janeiro, o Governo do Estado publicou a portaria 002-R, no Diário Oficial do Estado.
A portaria aprova os laudos de insalubridade, feitos pelo governo, e dá um prazo de 120 dias para o Sindsaudeprev e o Sindicato dos Médicos (Simes) avaliarem e se manifestarem em relação a esses documentos.
“Estamos cobrando os laudos desde a publicação da portaria, mas o governo fica sempre com uma desculpa. Já protocolamos nossa reivindicação dos laudos na Seger (Secretaria de Gestão e Recursos Humanos) e na Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). Acreditamos que na próxima semana (última de janeiro) vamos resolver até porque temos quatro meses para avaliar os laudos”, frisou a diretora do Sindaudeprev-ES, Luceni Novaes.
Segundo a diretora, a avaliação será feita de acordo com a decisão da categoria.
“Conforme aprovado na assembleia geral, o sindicato está contratando uma empresa para fazer avaliação dos laudos feitos pelo governo. Assim que recebermos os laudos, vamos iniciar nossa avaliação para buscar defender os direitos dos trabalhadores da Saúde”, adiantou Luceni.
ATENÇÃO: requerimento
O Sindsaudeprev-ES vai lutar pela categoria durante a avaliação dos laudos da insalubridade feitos pelo governo.
Mas os servidores que sentirem prejudicados podem ir ao Núcleo Especial de Atenção de Pessoal da Secretaria Estadual de Saúde (NEAP/SESA).
Lá o trabalhador vai preencher um requerimento e protocolar este documento. No requerimento é preciso falar exatamente o que o trabalhador reivindica: se é a insalubridade retroativa a 2012 ou a nova de 2014. E isso é independente do que o sindicato vai fazer.
Clique aqui e baixe o requerimento. Depois é preciso fazer a impressão, preencher com as informações e entregar no NEAP/SESA.