O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Espírito Santo (Sindprev-ES), por meio desta nota, manifesta o seu APOIO E SOLIDARIEDADE À MINISTRA MARINA SILVA, diante dos ataques vis praticados por senadores em sessão realizada nessa terça-feira, 27, no Senado Federal. Além de não honrarem o mandato que ocupam, os parlamentares são desprovidos de qualquer educação e consciência democrática.
Repete-se em praticamente todas as Casas Legislativas comportamentos que, no mínimo, são incompatíveis com a vida parlamentar. Atitudes como essas ferem os princípios democráticos, especialmente quando senadores, que deveriam lutar em defesa da cidadania, se colocam a serviço da exploração ambiental criminosa e desenfreada. Além de não cumprirem com seus deveres institucionais, atacam a honra da Ministra Marina Silva, que mantém uma postura firme em defesa, neste caso, da Amazônia, defendendo-a como terra coletiva e que deve ser protegida da exploração devastadora a que assistimos por todo o país.
O desrespeito direcionado a Marina Silva, que é ministra, mulher, militante da luta pela preservação ecológica e figura pública, é vergonhoso e não será tolerado.
Durante a sessão no Senado nessa terça-feira, nos deparamos com a covardia do senador Marcos Rogério (PL-RO) que, em defesa dos lucros exorbitantes que destroem nossas florestas, rios e terras, e causando prejuízos irreparáveis à fauna e flora brasileira, disse à ministra Marina para “se colocar no seu lugar”.
Senador, o lugar da ministra é de destaque na vida pública nacional, tanto é que foi atender a uma convocação do Senado.
Causa-nos indignação a repetição desses comportamentos nas diversas Casas Legislativas do país. E consideramos ainda mais grave quando ocorrem no mais alto posto Legislativo, que é o Senado Federal. A falta de ação e firmeza da presidência desta Casa, que se calou diante de ataques tão graves, evidencia não apenas a pequenez do que se transformou as representações legislativas e o exercício dos referidos mandatos, como também de que lado está nesta questão ambiental e de civilidade.
À ministra Marina Silva expressamos nossa solidariedade e total apoio!
Diretoria Colegiada do Sindprev-ES
Clique aqui e confira a nota em PDF.