Nesta terça-feira, 31 de janeiro, ocorreu a primeira mobilização nacional de Servidores Públicos Federais deste ano de 2023. O Dia Nacional de Mobilização (card abaixo) pelo reajuste salarial foi organizado pelos dois fóruns representantes das categorias das/os servidoras/es públicos federais, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a FENASPS faz parte, e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).
Já nos primeiros dias de governo, foram acenadas ao conjunto da categoria de servidoras/es públicos federais boas perspectivas para o novo mandato presidencial que se iniciou, com o anúncio de ações como a criação de uma mesa permanente de negociação com servidoras/es públicos federais.
A mesa será aberta, segundo o próprio governo, no próximo dia 7 de fevereiro, porém ainda existem muitas pautas pendentes com a categoria que precisam ser respondidas com urgência.
Sete anos sem reajuste
As/Os Servidoras/es Públicos Federais estão há sete anos sem recomposição salarial e com perdas salarias pelo aumento das alíquotas previdenciárias. Dentro do período de congelamento, a inflação já foi capaz de corroer 40% das remunerações das categorias.
O Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial aconteceu de forma virtual (saiba mais aqui), iniciando-se por um “tuitaço” das 9h às 11h com a hashtag #RecomposicaoJá. Já a partir das 14h, houve transmissão online pelos canais do Fonasefe e do Fonacate no Youtube. Confira abaixo a participação da FENASPS na atividade:
A FENASPS também retransmitiu o ato na sua página oficial no Facebook, e participou do “tuitaço” usando o seu perfil no Twitter.
A hora de lutar é agora!
*Com informações do Fonasefe.
Fonte: FENASPS.