Data: terça-feira, 4 de dezembro de 2014
Local: sede nacional da ANVISA, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Brasília/DF
Presentes
FENASPS: Ana Lago (RS) e Vera Lúcia (SC); base do Sindprevs/SC: Leila Lacerda
ANVISA: Diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária ( DSNVS), José Carlos Moutinho, Fernando Garcia Neto (adjunto de Diretor) e Roberto (assessor de direção); Corregedor (Corge), Ivon Ribeiro Carrico.
A reunião teve início com o senhor Roberto, assessor do diretor Moutinho, justificando que o diretor da DSNVS teve que se ausentar. A seguir, as representantes da Fenasps, Ana Lago e Vera Lúcia, e a servidora Leila Lacerda expuseram as condições de trabalho e o assédio moral a que estão submetidos os trabalhadores do aeroporto Hercílio Luz, na cidade de Florianópolis/SC e entregaram um dossiê sobre condições de trabalho elaborado pela Secretaria de Saúde do trabalhador do Sindprevs/SC no qual aponta a denúncia feita.
Além do dossiê, foi entregue também um abaixo-assinado dos trabalhadores do local em que mostra a indignação dos mesmos pelo desrespeito e prepotência do Coordenador da ANVISA em Santa Catarina, e ainda outros documentos que comprovam o assédio.
Após ouvir com atenção a exposição e receber a documentação, os senhores Roberto e Fernando informaram que tomarão todas as providências possíveis para que as reivindicações sejam acatadas embora tenham deixado explícitas as dificuldades tendo em vista a atual diretoria da ANVISA.
Após a reunião na diretoria nos dirigimos ao Corregedor da Anvisa, Dr. Ivon Carrico, onde foi entregue o dossiê sobre condições de trabalho já mencionado acima e outros documentos. As representantes tiveram uma longa conversa sobre denúncias de outros locais de trabalho de Santa Catarina e de outros estados, entre eles Rio Grande do Sul e São Paulo.
Informou o Dr. Corregedor que a ANVISA estaria organizando um GT para tratar da Reestruturação da área dos Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAFs), mas ele afirmou que está cético quanto ao andamento do mesmo já que não fazem parte servidores dos locais de PAFs.
Carrico recebeu a documentação e disse colocar todo o seu empenho na resolução das denúncias. Essas mesmas foram protocoladas na Comissão de Ética (Coret) da Anvisa.
As representantes da Fenasps e do Sindprevs/SC avaliam como muito proveitosas as reuniões ocorridas já que puderam expor todas as dificuldades que estão submetidas estes e outros servidores mas cabe ressaltar que se não houver mobilização da categoria para pressionar o encaminhamento da documentação entregue e para que os culpados sejam punidos será muito difícil que a situação se resolva.
Em conversa ainda com a senhora Alúdima Oliveira Mendes, adjunta de direção, as representantes tomaram ciência de que está sendo criado um GT para discutir reestruturação das PAFs e que só falta publicar a portaria. Questionamos a ausência dos servidores que atuam nas PAFs e que conhecem a realidade das mesmas.
A resposta foi de que primeiro seria feito um GT da administração e posteriormente um com os servidores. Novamente a ANVISA, sem o devido conhecimento do que realmente acontece nos locais de trabalho, da necessidade de cada local, da falta de condições de trabalho e de servidores, cria um grupo de trabalho no ar. A FENASPS enviará ofício solicitando participação neste GT.
Brasília, 8 de dezembro de 2014
Plantão/FENASPS
Fonte: FENASPS.