Representantes da FENASPS e do Sinsprev/SP, sindicato filiado à federação, se reuniram informalmente nesta quinta-feira, 20 de abril, com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e cobraram o agendamento de uma audiência em Brasília para debater a pauta de reivindicações dos servidores e servidoras do INSS.
O ministro estava participando da inauguração de uma Agência da Previdência Social (APS) em Atibaia, no interior de São Paulo, e foi abordado pelas/os representantes sindicais, que apresentaram um ofício com as principais reivindicações da categoria (confira aqui). O presidente interino do INSS, Glauco Wamburg, também estava presente na oportunidade (veja as fotos abaixo).
FENASPS na luta! (fotos: reprodução WhatsApp)
Itens da pauta
No ofício, entregue em mãos ao ministro e ao presidente do INSS, estão os seguintes pontos de pauta:
- Compensação da Greve;
- Comitê Permanente dos Processos de Trabalho;
- Abatimento de metas;
- Serviço de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SSQVT);
- Incorporação dos vencimentos variáveis ao vencimento básico (VB);
- Devolução da Greve de 2009;
- Comitê Gestor da Carreira;
- Carreira de Estado;
- Portaria DIRBEN/INSS nº 1.125, de 6 de abril de 2023 (saiba mais aqui) e Comitê dos Serviços Previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional).
O ministro da Previdência Social afirmou que vai dialogar com o presidente do INSS para que seja feito um levantamento de como está o andamento das reinvindicações expostas no ofício.
Por fim, Lupi se comprometeu com as/os dirigentes da FENASPS que convocará uma audiência para apresentar uma resposta aos assuntos pautados, ponto a ponto.
A FENASPS seguirá pressionando os ministérios da Previdência Social, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Presidência do INSS para que as reivindicações, bem como os itens pendentes do acordo de greve de 2022, sejam atendidos.
Só conquista quem luta!
Fonte: FENASPS.