Tadeu Marino promete abrir, até o final de 2014, 1.300 novos leitos em hospitais estaduais
O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, negou que haja falta de equipamentos em três dos quatro hospitais públicos vistoriados por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) – Dr. Jayme Santos Neves, Silvio Avidos e Antônio Bezerra de Farias –, todos da rede estadual, mas admitiu que a demanda elevada de pacientes provoca carência de leitos.
Marino lembrou que a ampliação dos hospitais São Lucas, em Vitória, e Bezerra de Farias, em Vila Velha, tem previsão de entrega para 2014, e que até o fim do próximo ano o governo planeja entregar 1.300 novos leitos. Nos últimos quatro anos, diz que o governo investiu a abertura de leitos mais de R$ 300 milhões.
Tadeu Marino disse ainda que R$ 42 milhões foram repassados pelo Estado aos municípios, para unidades primárias de saúde.
Sobre a falta de profissionais na Saúde, ele informou que 2.120 médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas concursados devem assumir os cargos este mês.
Marino cobrou, de parte da União, mais verba para a Saúde no Espírito Santo, mas ressaltou que o governo estadual vem fazendo investimentos no setor, não só em nível hospitalar, mas também ambulatorial.
Fonte: A Gazeta.