A defesa do serviço público, a luta contra o aumento da contribuição previdenciária dos servidores e pela realização de concurso público estiveram entre as pautas do Dia Nacional de Luta
“Hoje é um dia de luta em Brasília e nos Estados contra o governo que está acabando com o serviço público e com direitos de trabalhadoras e de trabalhadores”, afirmou a coordenadora do Sindprev-ES, Marli Brigida.
A representante do sindicato marcou presença na manifestação realizada pelo Sindprev-ES na manhã desta segunda-feira, 21, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na avenida Beira Mar, em Vitória.
As/os manifestantes se concentraram em frente ao INSS, por volta das 9 horas. O ato protestou em defesa do serviço público e contra o aumento da contribuição previdenciária dos servidores, que – pela proposta apresentada pelo governo – pode passar de 11% para 14%. E cobrou a realização de concurso público para o Instituto, para o Ministério da Saúde (MS) e para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Faixas foram colocadas nos muros da agência para chamar atenção da população sobre os ataques do governo aos direitos da classe trabalhadora.
“Primeiro veio a PEC 55, que congela os investimentos públicos por 20 anos. Depois as propostas das reformas Trabalhista e da Previdência. Os trabalhadores terão que trabalhar 49 anos para se aposentar”, destacou a coordenadora.
Déficit?
Marli ressaltou que o governo informa que a Previdência é deficitária, mas que isso é mentira. “Metade do que o Governo Federal arrecada em impostos vai para o pagamento da dívida pública. Eles não falam isso, mas todas as leis aprovadas no congresso nacional não mexem nos juros dos banqueiros, que consomem quase 50% do orçamento da União. Mas querem arrancar direitos da classe trabalhadora”, alertou.
A coordenadora também frisou que o servidor precisa ficar atento às “medidas que visam redução de gastos” no Instituto, como o INSS Digital, que, segundo ela, cortará benefícios como auxílio-creche, vale-transporte e vale-alimentação.
“Nós sabemos que a tecnologia é um processo irreversível, mas nós temos que garantir os direitos das pessoas. Nenhum sistema está acima do ser humano”, defendeu Marli. Sobre esse assunto, ela aproveitou para divulgar que no dia 29 de setembro, o Sindprev-ES realizará um encontro para debater o INSS Digital. A atividade contará com a presença do representante do Sindprevs (RN), Lênin Tierra Silva.
As outras pautas do dia de luta foram sobre o cumprimento dos acordos de greve, a incorporação das gratificações para os aposentados, a instalação do Comitê Gestor de Carreira, a jornada de trabalho, incorporação da GDASS, condições de trabalho e a contratação de servidores para repor o quadro funcional.
Peculistas
A coordenadora da Secretaria de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas do Sindprev-ES, Dnery Maria Ribeiro, ressaltou que nesta quinta-feira, 24, às 14 horas, o sindicato realizará um Seminário Estadual de Peculistas para debater o futuro do pecúlio.
“Vamos discutir sobre o que nós queremos para o nosso pecúlio. Nós vamos debater e tirar encaminhamentos para enviar para uma plenária que acontecerá em Brasília. Nosso interesse é receber o benefício em vida”, apontou Dnery.
Clique aqui e saiba mais sobre o Encontro Estadual de Peculistas.