Dia Nacional de Luta e Mobilização!
No Espírito Santo, o Sindprev-ES realizará dois atos. O primeiro será no dia 21, terça-feira, às 9h, no Ministério da Saúde, na Praia do Canto. O segundo será no dia 29 de maio, quarta-feira, no INSS Beira Mar, às 14h. Ambas as atividades serão em Vitória.
O Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI) realizou no dia 30 de abril a segunda reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira da Seguridade Social e Trabalho, onde foi apresentada uma proposta de reajuste a partir de 2025, sendo 9% em 2025 e 3,5% em 2026.
Porém, para a surpresa das entidades nacionais, o governo apresentou proposta diferenciada para as/os servidoras/es enquadrados no nível auxiliar: 4,5% em janeiro de 2025 e 4,5% em 2026. Essa proposta foi rechaçada pelas entidades nacionais, pois é inadmissível essa discriminação com a categoria que tem os menores salários do Executivo Federal.
Haverá nova rodada de negociação no dia 21 de maio, às 17h, em Brasília, onde será apresentada a contraproposta. Portanto, serão realizados atos por todo o país com o objetivo de reforçar sobre a necessidade de melhorar as tabelas salariais dos segmentos dos Ministérios da Saúde, Trabalho e Previdência.
E no dia 29 de maio está agendada a segunda reunião da Mesa Específica e Temporária do Seguro Social com o MGI, às 16h. A primeira reunião ocorreu em 7 de março. Na próxima reunião, o governo se comprometeu em apresentar uma proposta em resposta à pauta de reivindicações das/os servidoras/es da Carreira do Seguro Social. Inicialmente, a reunião aconteceria em 22 de maio, mas foi adiada para o dia 29.
Entre os principais pontos de negociação, estão a reestruturação da carreira, incorporação da GDASS no Vencimento Básico, reconhecimento da carreira do Seguro Social como Carreira Típica de Estado, entre outros. É fundamental a mobilização de toda a categoria para pressionar o governo no processo negocial!
SE O GOVERNO NÃO NEGOCIAR, A SEGURIDADE SOCIAL E O INSS VÃO PARAR! Participe dos atos e some forças à luta!
*Com informações da FENASPS.