Manifestação aconteceu na manhã desta terça, 3, em Vitória
Na manhã desta terça-feira, 3 de outubro, o Sindprev-ES realizou uma manifestação em frente ao INSS Beira Mar, em Vitória. A atividade fez parte do Dia Nacional de Mobilização e de Luta do Serviço Público Federal; outros atos também aconteceram pelo país.
Após reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, em agosto, o governo informou ter apenas R$ 1,5 bilhão disponível para o reajuste salarial das/os servidoras/es, o que representaria menos de 1% de correção nos salários das/os trabalhadoras/es em 2024. Uma das justificativas para tamanho desrespeito são as limitações impostas pelo Novo Arcabouço Fiscal.
É importante lembrar que, após muita luta, as/os servidoras/es conquistaram um reajuste emergencial de 9%. No entanto, o percentual não é suficiente para cobrir nem as perdas acumuladas dos 4 anos do último governo, que apenas nesse período ultrapassam 27%!
Além disso, a Reforma Administrativa (PEC 32) voltou à cena com o presidente da Câmara, Arthur Lira, defendendo sua aprovação; a proposta ameaça o serviço público brasileiro e as/os servidoras/es federais. A Reforma também já recebeu apoio público de integrantes do Governo Lula.
Dessa forma, a manifestação encampada pelo Sindprev e os demais atos que aconteceram pelo país, nesta terça, somam forças à luta pelo reajuste salarial, pela melhoria das carreiras, contra a Reforma Administrativa e contra o Novo Arcabouço Fiscal.