Repasses da reunião com a prefeitura estão na pauta. Participe!
Diretores do Sindsaudeprev-ES reuniram-se com representantes da Prefeitura de Vila Velha na sexta-feira, 1º de março, para tratar de reivindicações dos mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município. Questões como, contrato de trabalho, férias, equipamentos de proteção individual (EPI) e piso salarial foram pautas discutidas com a administração.
Nesta quarta-feira, 13, às 16 horas, o sindicato realizará uma assembleia na Câmara de Vereadores de Vila Velha, localizada na Prainha, para repassar as informações da reunião para os trabalhadores.
Reunião
A Prefeitura esteve representada pela subsecretária de administração da Secretaria de Saúde, Maria José Folger, pelo assessor jurídico, George Neves, pelo coordenador de Vigilânci Ambiental, Carlos Henrique Ribeiro e pela coordenadora do Programa de Atenção Primária, Alda Vieira.
De acordo com William Aguiar Martins, diretor do Sindsaudeprev-ES, os trabalhadores não tinham o direito às férias respeitado pela Prefeitura com a alegação de que o contrato não dava direito a este benefício. Após a reunião, os representantes da administração garantiram que os servidores terão o benefício.
“Agora eles farão a escala das férias para todos os trabalhadores, já que é preciso garantir que sempre haja agentes trabalhando por conta da epidemia de dengue no município”, disse.
Além disso, o sindicato cobrou o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público que determina que seja realizado concurso público. A Prefeitura garantiu que fará um concurso e que, para isso, já há um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal. Os trabalhadores que já atuam no município já estão garantidos automaticamente, sem a necessidade de fazer o concurso público, e todos serão empregados públicos, regidos pela CLT.
Estavam ainda na pauta a entrega de uniformes e crachás, pagamento de insalubridade, fornecimento de protetor solar de boa qualidade (os atuais estão provocando alergia) e Pontos de Apoio (PA) fixo com melhor qualidade.
A administração se comprometeu a encaminhar todas estas questões, informando que uniformes, crachás e protetor estão sendo providenciados, e que estão sendo firmadas parcerias com outras secretarias, como a de Obras, para a melhoria dos PAs. Além disso, está em andamento a contratação de um médico do trabalho para fazer os laudos de insalubridade.
O diretor do Sindsaudeprev-ES William Aguiar Martins informou que foi cobrada, ainda, a data base, piso e aumento salarial. “Eles disseram que ainda não há discussão dentro da administração com relação a isso. Vamos continuar cobrando uma resposta para esta questão”, disse.
Além de William, estiveram na reunião os diretores Francisco Santos Filho, o Chiquinho, e Eliane Mauro, além de representantes dos ACE e ACS.