Os manifestantes cobraram a aprovação de emendas na Lei Orçamentária Anual e o cumprimento dos acordos de greves deste ano
Os Servidores Públicos Federais (SPFs) deram o pontapé inicial para mais uma Jornada de Lutas, em Brasília, com ato no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto.
Dezenas de militantes da base da Fenasps representando os estados de PR, SP e do Distrito Federal estiveram no local, cumprindo programação do Fonasefe, cobrando dos parlamentares para que aprovem emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, garantindo reajuste salarial no ano quem vem para trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo federal.
Os servidores do Seguro e da Seguridade Social – INSS e Previdência, Saúde e Trabalho (CPST), respectivamente – também cobraram dos parlamentares que desembarcaram na capital federal o cumprimento dos acordos das greve realizadas neste ano. A do INSS, por exemplo, durou 62 dias, com acordo assinado em 23 de maio.
Veja as fotos do ato:
Alguns parlamentares pararam e manifestaram apoio as/os trabalhadoras/es e suas reivindicações. Foi o caso da deputada federal Luiza Erundina (PSol/SP), que inclusive tirou fotos com os militantes presentes no ato. Veja abaixo:
Última chance
A LOA deverá ser votada em agosto e será a última batalha – e, portanto, última oportunidade de lutar por um reajuste salarial para 2023 – que as/os servidoras/es travarão antes das Eleições Presidenciais, em outubro.
A hora de lutar é agora!
Fonte: Fenasps.