Uma portaria foi publicada pelo INSS na recente sexta-feira, 22, autorizando a devolução dos descontos
A mobilização dos servidores que culminou com a greve no INSS realizada em 2022 já começa a dar frutos. O INSS publicou, nesta sexta-feira, 22 de julho, uma portaria autorizando a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) a devolver os valores descontados por motivo de greve referente ao movimento paredista de 2009, cumprindo uma das resoluções do acordo de greve assinado no último dia 23 de maio.
A Fenasps, diante da portaria, orienta que as/os servidoras/es que realizaram greve em 2009 procurem os seus respectivos setores de Gestão de Pessoas, se possível nas Superintendências, para verificar como será feita a devolução.
Os plantonistas da federação também vão apurar como se dará este processo. Assim que tiverem mais informações, será divulgado no site da Fenasps. Esta é uma vitória não apenas da greve de 2022, mas também é resultado dos movimentos deflagrados em 2015 e 2009!
Empréstimo de Equipamentos
Além disso, também nesta sexta, 22, o INSS publicou outra portaria, autorizando o empréstimo de equipamentos ao servidor que realiza atividades em teletrabalho, também uma resolução que consta no acordo da greve no INSS deste ano. Confira aqui a íntegra desta portaria.
As duas portarias representam apenas uma parte do que foi acordado com o governo, e a Fenasps segue na luta para cobrar o inteiro cumprimento do termo assinado em maio, que decretou o retorno ao trabalho após uma greve que durou 62 dias.
Por isso, é importante que as/os trabalhadoras/es mantenham-se mobilizados! A Fenasps está convocando todas/os à luta nas atividades que serão realizadas de 1º a 12 de agosto, em Brasília e nos Estados, na luta por recomposição salarial.
Conquista só vem com luta!
Fonte: Fenasps.