Centenas de trabalhadoras/es de todas as regiões do país participaram da manifestação em frente ao DNIT, na luta por reajuste em 2024 (foto: Pedro Mesidor/FENASPS)
Cumprindo a programação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), a FENASPS e demais entidades sindicais que representam as/os Servidoras/es Públicas/os Federais (SPFs) realizaram na tarde desta quinta-feira, 16 de novembro, um grade ato público na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.
A escolha do local se deu já que estava sendo realizada mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), principal espaço de debate entre o Governo Federal – em especial o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) – e as entidades sindicais que representam as/os trabalhadoras/es do funcionalismo federal.
Nesta mesma mesa, vale lembrar, em uma reunião em agosto, o Governo Federal chegou a apresentar um índice inferior a 1% de recomposição salarial, uma afronta às/aos trabalhadoras/es! Nesta manifestação participaram centenas de servidoras/es públicas/os de diversas carreiras. Pela FENASPS, juntaram-se ao ato militantes do DF e dos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Veja na galeria de fotos abaixo:
FENASPS participa de grande ato promovido pelo Fonasefe em Brasília (fotos: Pedro Mesidor/FENASPS)
A diretora Laurizete Gusmão (foto em destaque acima) fez uma fala na qual salientou a necessidade de mobilização da categoria para a construção de uma greve que mostre a indignação do conjunto das/os trabalhadoras/es do Seguro, Seguridade Social e Anvisa. Assista abaixo.
Além das centenas de trabalhadoras/es do funcionalismo público, este ato em Brasília contou com a ilustre participação do núcleo de produção científica, cultural e audiovisual “Batalha da Escada“, que promove a cultura hip-hop na Universidade de Brasília (UnB).
Ato também em São Paulo
Além da manifestação em Brasília, nesta quinta-feira, 16, também houve um ato na capital paulista, em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, contra a privatização da companhia de saneamento básico do Estado, a Sabesp, e do metrô e da CPTM.
Entidades sindicais e movimentos sociais na luta contra a privatização!
O diretor da FENASPS e do Sinsprev/SP, Cristiano Machado, fez uma intervenção durante o ato na capital paulista. Clique aqui e confira no vídeo.
Clique aqui e veja também um resumo do ato realizado nesta quinta-feira, 16 de novembro.
Seguiremos juntas/os nesta luta!
Fonte: FENASPS.